Valorizando a escola para o mercado

Como aumentar o valor da uma escola para futuros investidores?

20/07/2017 Tecnologia na Escola

 

Como aumentar o valor da uma escola para futuros investidores?

Qualquer empreendedor sabe que é essencial pensar no futuro. E existe futuro mais promissor do que aquele que um ensino de qualidade pode oferecer?

Em todos os países se discute a necessidade de preparar as crianças de hoje para um mundo muito mais dinâmico e complexo do que o de antigamente. Mas enquanto os ditames da escola pública são mais lentos e burocráticos de mudar, as escolas particulares podem tomar a dianteira de uma revolução educacional consistente.

Como qualquer instituição, as escolas necessitam de insumos financeiros para prosperar. Grandes grupos internacionais estão de olho nas escolas mais promissoras e no seu valor para o mercado, dispostos à investir naquelas que estão preparadas para o futuro.

A educação básica, que por muitos anos permaneceu inalterada, agora busca se revitalizar. Investidores apreciam isto, pois sabem que as grandes mudanças começam na base. Muitos estão dispostos a investir e comprar escolas que se destacam no meio.

A internacionalização do ensino também é uma realidade. Muitas pessoas estão trabalhando em mercados estrangeiros sem sequer precisarem sair de seus países de origem. A globalização demanda um ensino globalizado e estes grandes grupos sabem disto. É interessante para eles ter um portfólio de escolas de várias partes do mundo.

Muitos deles estão de olho no Brasil neste momento. E alguns dos pontos principais que estes investidores buscam quando estão à procura de instituições de ensino são:

Como aumentar o valor de uma escola?

a) Boa organização administrativa

A economia de tempo e esforço são vitais para o bom funcionamento de qualquer escola. Professores, pais e alunos devem sentir confiança ao entrarem em contato com a administração, tendo a certeza que ela saberá sempre informá-los no que for preciso e de forma célere.

Material pedagógico, contratos, notas, faltas, acompanhamento dos alunos e outras informações adicionais precisam estar muito bem organizadas e arquivadas. Os futuros investidores também estarão à procura destas informações antes de efetuar um possível acordo com a instituição de ensino que desejam comprar.

Uma boa organização também ajudará a escola a calcular melhor o seu próprio valor no mercado.

b) Indicadores de performance

Resultados são sempre essenciais para qualquer investidor.

Os alunos matriculados precisam ter bom desempenho, isto demonstra a capacidade da escola em aplicar um projeto pedagógico de forma eficiente. As crianças devem ser estimuladas a buscar conhecimento e não apenas absorve-lo de forma passiva.

No novo mundo que se desenha no horizonte, não há muito espaço para o estudante passivo: aquele que espera o conhecimento chegar até ele. Desenvolver o interesse dos alunos é fundamental e um dos diferenciais que faz com que os desempenhos escolares sejam altos.

O diálogo entre professor e aluno deve ser claro, conciso e de confiança. O material pedagógico deve ser estimulante. E o acompanhamento dos alunos deve ser constante, não apenas na forma tradicional de provas, mas também de diversas atividades extras.

Escolas de alta performance e com soluções criativas de ensino tendem a ser vistas com melhores olhos pelos investidores. Isto facilita a venda do nome da mesma.

c) Utilização de tecnologia na gestão e comunicação com os clientes

O ‘Calcanhar de Aquiles’ da maioria das instituições de ensino, sobretudo do ensino básico. O tradicional ‘bilhetinho’ que as crianças levavam para casa, à fim de informar os pais sobre os acontecimentos da instituição, já está ultrapassado há muito tempo.

Como qualquer empresa, a comunicação é um dos pontos mais vitais – sobretudo quando a empresa lida com o bem mais precioso de seus clientes. Saber como anda o desenvolvimento dos filhos, além de serem informados sobre atividades e eventos na escola com antecedência, sempre irá contar como um ponto positivo para os pais.

Hoje em dia, a maioria das pessoas vive vidas bastante atarefadas, cheias de compromissos. Quanto mais fácil e rápido for a comunicação com a escola, melhor será. A informatização ajuda a manter a agenda dos pais sempre em dia, sem falar que aumenta a confiança dos clientes ao saberem que podem ter toda a informação necessária sobre a escola com poucos cliques.

Os grandes grupos educacionais já sabem disto e valorizam muito mais as escolas que já possuem um sistema inteligente de comunicação. Isto os poupa do trabalho de implementarem um.

d) Número de alunos

Fusões e incorporações possuem sempre o objetivo de somar. Porém, a maioria das escolas de ensino básico possui um número pequeno de alunos.

Segundo uma pesquisa feita em São Paulo pela Revista Educação, há pouca oferta de escolas com mais de mil alunos – aquelas que os investidores têm maior interesse em comprar. Mais de 50% das escolas têm menos de 150 alunos e 80% estão abaixo dos 500.

Montar um plano de expansão sempre deve estar na agenda da instituição. Embora isto possa ser complicado, sobretudo se pensarmos em termos de espaço físico, ainda assim é sempre bom ter uma estratégia como esta na manga.

O interesse em crescer é visto com bons olhos – mesmo que ainda não tenha sido colocado em prática. No momento que uma escola for vendida à um grande grupo, o investimento que se segue poderá auxiliar o plano de expansão a se tornar realidade.

Então…

Todas estas dicas são vitais para os empresários que desejam aumentar o valor da sua escola. Organização, Indicadores Positivos, Expansão e, sobretudo, Comunicação, devem estar no topo da lista de prioridades.

Grupos como o SEB (Sistema Educacional Brasileiro S.A.) já começam a captar diversas instituições para fazerem parte de seu círculo. Muitos outros também já começam a se formar no Brasil e no Mundo.

A valorização de uma escola para o mercado auxilia na valorização da educação como um todo. Sua escola poderá fazer parte desta grande revolução educacional. Alunos, pais, professores e empresários, só têm a ganhar com estas novas possibilidades.

O que você achou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e se mantenha inteirado sobre as novidades da educação aqui no Brasil e no mundo!

 

Veja também:

Você também pode gostar:

20/07/2017 Tecnologia na Escola

Valorizando a escola para o mercado

  Como aumentar o valor da uma escola para futuros investidores? Qualquer empreendedor sabe que é...

20/07/2017 Tecnologia na Escola

Entenda mais sobre o uso eficiente da tecnologia na Escola

A revolução da comunicação caminhou à passos largos durante o século XX e tornou-se, para a...

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Entre em contato

Prometemos responder bem rápido.

(11) 2063-5230
(11) 2219-0704
conecte-se


conecte-se
A identidade visual da marca Ualabí foi desenvolvida apaixonantemente por:
Falar com um consultor


Testar gratuitamente


Indique a escola