Entenda mais sobre o uso eficiente da tecnologia na Escola

Com o mundo ficando cada vez mais digital, a tecnologia na escola vem se tornando cada vez mais fundamental

20/07/2017 Tecnologia na Escola

A revolução da comunicação caminhou à passos largos durante o século XX e tornou-se, para a surpresa de muitos, ainda mais portátil e revolucionária no início do novo milênio. Hoje, existem mais smarthphones do que seres humanos no mundo e mais de 3 bilhões de pessoas já possuem acesso à internet.

O uso da tecnologia na escola deixou de ser um luxo para se transformar numa necessidade. Não apenas na forma de expandir o ensino para os alunos, mas também para melhorar a comunicação com os pais.

Uma das áreas mais valorizadas em qualquer empresa é a comunicação com o cliente. Informar os alunos quando estão dentro da escola é fácil, mas também é imprescindível ter uma boa comunicação com os pais – e eles também precisam ter facilidade quando precisam falar com a escola.

Isto irá aumentar a confiança deles e sua tranquilidade em relação à instituição que estão investindo.

Eis alguns pontos que podem ser melhorados desde já com o uso de tecnologia na escola:

Como adotar o uso de tecnologia na escola

a) Use uma conta no Google, Microsoft e outras ferramentas gratuitas

É possível começar a melhorar a comunicação entre pais e professores sem gastar um único centavo. A internet está cheia de opções que podem ser utilizadas sem custo para aumentar a tecnologia na escola.

O Gmail é o serviço de e-mail gratuito mais utilizado no mundo. É possível criar um grande número de contas sem nenhum custo adicional. Estas podem ser utilizadas para enviar, receber e compartilhar informações e dados.

O Google Agenda e o Outlook Calendar são apenas duas das muitas opções para criar uma Agenda Digital que facilite a comunicação com a escola. Para os celulares que utilizam o sistema iOS, existe o iCloud Calendar, além de outras opções exclusivas eficientes.

O armazenamento e compartilhamento de arquivos entre professores, alunos e pais também é importante. O Dropbox é uma opção gratuita de compartilhamento que pode ser facilmente utilizada em conjunto com o Gmail.

Uma Agenda Digital permite manter pais e alunos atualizados de todos os eventos da escola. Lições de casa e materiais pedagógicos podem ser facilmente enviados via internet, economizando no custo de impressão.

Blogs e Mídias Sociais também são importantes para qualquer negócio. A escola pode ter uma vitrine permanente da sua marca na internet e uma divulgação constante. Ela pode fazer isto por si só ou contratar profissionais para cuidar desta área.

b) Experiências Pedagógicas com Tablets também aumentam a tecnologia na escola

Alguns acreditam que o contato das crianças com novas tecnologias, como celulares e tablets, pode ser prejudicial. Mas, como qualquer ferramenta, estas tecnologias são neutras: podem ser boas ou ruins dependendo do uso que se faz delas.

Tablets são muito mais atraentes aos olhos de uma criança do que uma folha de papel, e podem carregar mais conhecimento e informação do que uma centena de livros. Sem falar nas opções multimídia que facilitam o aprendizado e aproveitam para preparar os alunos para o futuro – afinal, a esmagadora maioria dos postos de trabalho hoje em dia já utilizam tecnologias ligadas à internet.

O Ministério da Educação (MEC) já adquiriu mais de 600 mil tablets para a rede pública de ensino em todo o país. As escolas particulares também conseguem perceber o potencial desta ferramenta e suas aplicações no ensino.

À princípio, este tipo de tecnologia na escola pode parecer um investimento caro – sobretudo se adicionar um pacote de internet na soma. Mas, à longo prazo, possui o melhor custo-benefício: um tablet substitui uma grande quantidade de livros, videos e áudios. Sem falar que as crianças ficarão felizes em não ter que carregar uma grande mochila todos os dias para a escola.

c) Comunicação digital entre os pais e a escola

O uso da Agenda Digital para alertar sobre eventos na escola é imprescindível, além das já tradicionais Reuniões de Pais e Mestres que ocorrem de forma periódica. Porém, a comunicação não precisa parar por aí.

Hoje em dia, os pais possuem vidas bastante atarefadas. Quanto mais fácil e rápida for a comunicação com a escola, melhor será para eles. E-mails costumam ser opções vagarosas demais em comparação à tantas outras que existem no mercado.

Utilizar meios de comunicação populares, como o WhatsApp, pode ser uma medida paliativa, mas longe do ideal – as pessoas hoje em dia recebem dezenas ou centenas de mensagens por aplicativos deste tipo todos os dias e as conversas com a escola podem ficar perdidas no meio delas.

A criação e utilização de um Aplicativo Escolar exclusivo é sempre a melhor opção para usar melhor este tipo de tecnologia na escola, sem falar que agrega pontos em qualidade e profissionalismo aos olhos dos pais. Criar uma ferramenta como esta é bem menos complicado e custoso do que parece. E os ganhos que a escola pode ter são muitos.

Falar com os futuros pais também é importante. Como já exemplificado no primeiro tópico, uma constante vitrine virtual da escola ajuda a manter o número de alunos estável e a deixar a escola sempre em evidência. Profissionais em comunicação digital podem maximizar ainda mais os efeitos benéficos que o uso destas tecnologias pode trazer.

d) Gestão Escolar Digital

Pais e alunos devem estar sempre bem informados, mas os professores e a equipe interna da escola também não podem ficar para trás.

O uso de memorandos de papel em empresas já está bastante ultrapassado, necessitando de uma forma de comunicação mais rápida e direta.

O já citado Aplicativo Escolar pode ter uma área reservada para os funcionários da escola, onde eles podem trocar informações diversas entre eles – além de poderem ser alertados com maior rapidez sobre qualquer evento extraordinário.

Uma Agenda Digital exclusiva para os funcionários também é uma boa pedida quando o assunto é tecnologia na escola. Pois permitirá que eles saibam das suas futuras tarefas com antecedência e possam executar seu trabalho com mais facilidade – o que contribui para que a escola possa captar profissionais melhores e mais dedicados.

Estes são alguns tópicos iniciais para se falar sobre o uso eficiente da tecnologia na escola. Fiquem atentos às atualizações do nosso blog para mais informações! E se ficou alguma dúvida, deixe para gente pelos comentários!

Veja também:

Você também pode gostar:

20/07/2017 Tecnologia na Escola

Valorizando a escola para o mercado

  Como aumentar o valor da uma escola para futuros investidores? Qualquer empreendedor sabe que é...

20/07/2017 Tecnologia na Escola

Entenda mais sobre o uso eficiente da tecnologia na Escola

A revolução da comunicação caminhou à passos largos durante o século XX e tornou-se, para a...

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Entre em contato

Prometemos responder bem rápido.

(11) 2063-5230
(11) 2219-0704
conecte-se


conecte-se
A identidade visual da marca Ualabí foi desenvolvida apaixonantemente por:
Falar com um consultor


Testar gratuitamente


Indique a escola